Niepoort, Quinta de Nápoles

No meio de tantas idas ao Douro, esta foi minha primeira visita à Quinta de Nápoles. Obrigado pelo convite. O momento serviu para provar as colheitas de 2007 e 2008. Pelo meio fui ouvindo as palavras do enólogo Luís Seabra e de Dirk Niepoort. Perante a cadência das explicações, qualquer comentário, feito por mim, apenas iria colocar a nu as minhas eno-debilidades. Compreendi melhor o Charme 2006 e os posteriores 2007 e 2008 (em barrica). Dirk disse que era a elegância levada ao extremo. Pretende que seja assim, quer assim, gosta assim. Foi afirmativo.
Abri a boca, assumo, quando reparei que o engaço estava a regressar. O Robustus tem uma boa dose (60%). Quase contra-corrente.
O Vertente 2007 está, e ainda bem, transformado num vinho sério, com mais arestas.
A novidade acabou por ser o Navazos Niepoort branco 2008. Um vinho que não caiu no goto de João Paulo Martins. A expectativa era, para mim, grande. É diferente, completamente desavindo. Seco, muito seco. Gostei francamente. Metam-no ao lado de uns belos enchidos e verão que tudo bate certo. Feitos uns para os outros.
Antes de vir embora, caiu no copo um Garrafeira de 1977. Não tenho estrutura, nem aptidão para comentar. Outros que o façam.
E como merece ficar registado o dia, deixo-vos algumas fotos.


Antes e depois fui passeando pelos arredores. Era visível a azafama das vindimas. Tive, ainda, tempo para, algures entre São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa, surripiar, à beira da estrada, uma mão cheia de amêndoas. A filha mais velha estava de boca aberta. Nunca tinha visto uma amendoeira. A culpa é minha.

Comentários

Pedro Sousa P.T. disse…
O Mundo Niepoort, é de extrema qualidade, pena é ser também "EXTREMA" na carteira...

Abraço
Abílio Neto disse…
Muito bem. O NN é difícil e é um grande vinho, nunca será consensual!
Abílio, ojo al dato, consensual na qualidade, pouco consensual no perfil.

Embora alguns papões invoquem razões biológicas para que algumas falhas pessoais sejam encobertas pela suposta pouca qualidade do produto.